Iniciativa do Legado das Águas, PVE trará atividades voltadas ao engajamento da comunidade e aprimoramento das práticas de gestão educacional inclusiva

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – por meio do Instituto Votorantim, começou em maio o primeiro ciclo de atividades do ano em Juquiá. O PVE contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim – gestora da Reserva – atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional municipais.

A pactuação de compromissos entre a Votorantim e o governo municipal aconteceu em São Paulo, em março, com a presença do secretário de Educação de Juquiá. Estiveram no evento representantes de 53 cidades brasileiras que receberão o programa, que atua junto a diretores, coordenadores pedagógicos e secretarias de educação.

Em maio, houve a primeira oficina de formação com o tema “Gestão Pedagógica Inclusiva”, voltada para a equipe escolar. O próximo passo é identificar e engajar pessoas e instituições-chave, como Organizações Não-Governamentais (ONGs), pais, alunos, empresas, lideranças locais, gestores públicos, educadores, representantes de conselhos, mídia, entre outros. Eles formarão um grupo de mobilização que discutirá os desafios e as soluções para fortalecer a educação local.

O PVE terá quatro ciclos de atividades até dezembro, quando está prevista a realização de um evento de mobilização e boas práticas de gestão escolar e educacional.

Juquiá se destacou na última edição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil, estabelecido em 2007 e cujos dados são processados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada dois anos.

Os números avançaram na cidade entre 2013 a 2015, com aumento de 5,2 para 6,2 na 4ª série/ 5º ano, atingindo pela primeira vez a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Neste ano, haverá nova análise de dados.

“As ações do PVE têm trazido resultados importantes, que mostram o aprimoramento das políticas municipais de educação, por meio do fortalecimento das competências dos gestores educacionais e escolares. O apoio dos mobilizadores e comunidade tem sido fundamental para buscar melhorias no ensino, que vêm sendo comprovadas pelos resultados no IDEB”, destaca Frineia Rezende, gerente de Sustentabilidade da Reservas Votorantim.

O Parceria Votorantim pela Educação também acontece em Juquitiba e Miracatu por meio de uma parceria entre Votorantim Energia, Legado das Águas e Instituto Votorantim.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas é a maior reserva privadas de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada a cidade de Curitiba (PR). Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área vem sendo conservada pela Votorantim há mais 50 anos, com o objetivo de proteger as nascentes da bacia do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Desde 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicas e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Saiba mais em www.legadodasaguas.com.br

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.