Para melhor segurança e experiência de navegação, este site funciona nas versões mais recentes dos navegadores Chrome, Firefox e Safari.

EY House é inaugurada como nova sede da Secretaria dos Povos Indígenas

Espaço usado pela EY durante a COP30 será um legado físico e social da companhia para o governo do Estado do Pará.
Dezembro de 2025 – A EY House foi entregue hoje, dia 18, ao governo do Estado do Pará. O local passará a ser oficialmente a nova sede da Secretaria dos Povos Indígenas liderada pela secretária Puyr Tembé. A entrega contou com a participação de Ricardo Assumpção, da EY, Puyr Tembé, e de David Canassa, diretor-executivo da Reservas Votorantim, uma das empresas parceiras na viabilização do espaço durante a COP30. “A EY não queria ter algo que se resumisse apenas às duas semanas da COP. Queríamos deixar de fato um legado físico para o Estado e, por isso, estamos muito orgulhosos com o novo destino e desejamos todo sucesso para a Secretaria”, celebra Ricardo Assumpção, sócio-líder de Sustentabilidade e Chief Sustainability Officer LATAM da EY.
“A doação da nova sede da SEPI pela EY representa muito mais do que uma estrutura física: é um gesto de confiança no protagonismo indígena e no papel estratégico dos povos indígenas na construção de soluções para o futuro. Este espaço nasce como um legado da COP30, pensado para fortalecer o diálogo, a articulação institucional e a presença indígena nos processos de decisão que impactam nossos territórios. Nossa expectativa é que esta casa seja um lugar vivo, de escuta, construção coletiva e políticas públicas que respeitem nossos modos de vida e apontem caminhos sustentáveis para o Pará e para o mundo”, celebra Puyr Tembé.
Durante a COP30, a EY House teve programação diária focada no protagonismo da iniciativa privada, trabalhando de forma colaborativa com os governos e sociedade civil, além de gerar insights que de fato mexam o ponteiro da aceleração de um ambiente nativo de negócios em Belém. “Conseguimos ouvir o mercado para entender como nossas soluções podem, de fato, ir de encontro aos desafios dos nossos clientes e dos diferentes setores e stakeholders. E mais do que isso, estamos prontos para liderar e transformar o mercado nessa agenda”, conta Ricardo.
Ao todo, foram mais de 120 painéis e 3 mil visitantes, com a presença de 60 CEOs, mais de 100 profissionais C-Level, três governadores (Helder Barbalho; do Pará, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul e Clécio Luís, do Amapá), ministros de Estado e prefeitos de grandes capitais globais, além de cientistas e especialistas em sustentabilidade brasileiros e estrangeiros, como Carlos Nobre, Johan Rockström e Thelma Krug.
“Foi uma experiência única e potente para articularmos setores estratégicos da economia e, realmente, conseguimos contribuir para as soluções que precisam entrar em prática. As oportunidades geradas pela EY House foram inúmeras e a ação começa agora”, afirma Assumpção. Sabrina Frizzo, gerente sênior e especialista nos temas de ESG da EY, completa que “a EY House possibilitou a integração de diversos stakeholders de setores econômicos distintos, em uma agenda comum ligada a clima e natureza, gerando um legado sem precedentes para Belém e para o nosso país”.
Um dos destaques da programação foi o “Espaço Legado & Futuro Votorantim”, que reuniu as empresas do portfólio Votorantim — incluindo Banco BV, CBA, Citrosuco, Reservas Votorantim e Votorantim Cimentos — em debates sobre finanças sustentáveis, bioeconomia e transição energética. O espaço funcionou como um polo de soluções práticas, abordando desde a governança e integridade do mercado de carbono no Brasil, em parceria com a B3 e ACX, até a descarbonização do agronegócio e soluções baseadas na natureza. Ao longo de oito dias, foram mais de 50 horas de discussões e 15 eventos técnicos, reunindo participantes para aprofundar temas críticos da agenda climática.
Para David Canassa, diretor-executivo da Reservas Votorantim, uma das empresas parceiras no espaço durante a COP30, a iniciativa representa a oportunidade de deixar um legado positivo no território. “Para nós, apoiar a EY House significa fortalecer um modelo de atuação que não pensa apenas no hoje. Entendemos que grandes eventos são importantes, mas o impacto real acontece quando estruturas, parcerias e compromissos seguem trabalhando pelo território depois que os holofotes se apagam. É essa permanência que orienta nossas escolhas e nos move a colaborar com projetos capazes de gerar valor social, ambiental e econômico de forma duradoura, deixando legados que valorizam novos futuros”, diz Canassa.
Além das empresas da Votorantim, a EY House, localizada no polo hoteleiro e cultural de Belém, contou com o patrocínio de organizações Amcham, BV, Bradesco, CBA, Citrosuco, Motiva, Reservas Votorantim, Votorantim Cimentos, Rabobank e Vale e apoio Institucional do CEBDS, Aya Hub e Future Climate. O espaço foi projetado com foco em sustentabilidade, tanto na construção quanto no funcionamento, o espaço conta com uma área de mais de 3.000 m². Entre as soluções adotadas estão o reaproveitamento e conservação de água, reciclagem de resíduos, uso de materiais renováveis e técnicas de construção modular para reduzir impactos ambientais.

Sobre a EY
A EY existe para construir um mundo de negócios melhor, ajudando a criar valor em longo prazo para seus clientes, pessoas e sociedade e gerando confiança nos mercados de capitais.

Utilizando dados, inteligência artificial e tecnologia como viabilizadores, equipes diversas da EY ajudam clientes a moldar o futuro com confiança e a solucionar as questões mais complexas do mundo atual.

As equipes da EY atuam em todo espectro de serviços em assurance, consulting, tax e strategy and Transactions, agora EY-Parthenon. Impulsionadas pela visão dos setores da indústria, parceiros de diversos ecossistemas e uma rede multidisciplinar e globalmente conectada, as equipes da EY podem fornecer serviços em mais de 150 países.

Todos juntos para moldar o futuro com confiança.

EY se refere à organização global e pode se referir a uma ou mais firmas-membro da Ernst& Young Global Limited, cada uma das quais é uma pessoa jurídica independente. A Ernst Young Global Limited, uma empresa do Reino Unido limitada por garantia, não presta serviços a clientes. Informações sobre como a EY coleta e usa dados pessoais, bem como a descrição dos direitos dos indivíduos sob a legislação de proteção de dados, estão disponíveis em ey.com/privacy. As firmas-membro da EY não exercem a advocacia onde são proibidas da prática pelas leis locais. Para mais informações sobre a nossa organização, visite ey.com.br.

Compartilhar:

Outros releases

© 2025 – Reservas Votorantim • Todos os direitos reservados
Política de Privacidade