Para melhor segurança e experiência de navegação, este site funciona nas versões mais recentes dos navegadores Chrome, Firefox e Safari.

SALA DE IMPRENSA

Legado das Águas ganha Prêmio Eco pelo projeto inovador de Gestão de Reserva Privada

Foto: Arquivo Legado das Águas

O Legado das Águas é um dos vencedores da edição 2017 do Prêmio ECO, oferecido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) às empresas que adotam práticas socialmente responsáveis. As inovações na gestão da reserva garantiram o prêmio na categoria “sustentabilidade em processos”.

O Legado das Águas é um território raro e em estágio avançado de conservação: cerca de 75% da área está em estágio avançado de conservação. Em 2012, por meio de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Votorantim firmou um Protocolo de Intenções, em que se compromete a proteger, em caráter perpétuo, o Legado das Águas e promover a geração de valor compartilhado. Entre os termos firmados no acordo, está a proposta de gestão compartilhada. Além disso, o Legado das Águas promove avanços em pesquisa científica, educação ambiental, uso público, proteção de espécies ameaçadas de extinção e o desenvolvimento socioeconômico da região onde se insere, no Vale do Ribeira, no interior do estado de São Paulo.

“O Legado das Águas é uma iniciativa inovadora e acreditamos ser possível gerar renda ao mesmo tempo em que fomentamos o desenvolvimento da região onde a Reserva está inserida, envolvendo a população local e os municípios na manutenção da floresta em pé”, explica David Canassa, diretor da Reservas Votorantim. Alguns exemplos de atividades que geram renda e valor compartilhado são ecoturismo, compensação de reserva legal e venda de mudas nativas da Mata Atlântica.

Criado pela Amcham em 1982 para reconhecer e divulgar a sustentabilidade empresarial, o Prêmio ECO já mobilizou mais de 2 mil empresas que inscreveram seus projetos ao longo das últimas três décadas no Brasil.

“Para nós do Legado das Águas, o reconhecimento advindo do Prêmio Eco é mais uma prova de que nossa estratégia de gestão de ativos ambientais e geração de valor compartilhado é efetiva e de que a floresta pode gerar mais valor se conservada”, afirma Frineia Rezende, gerente executiva da Reservas Votorantim.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

   Outros releases

© 2022. Reservas Votorantim. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade