Empresa apresentou suas iniciativas de conservação da biodiversidade e soluções inovadoras para sociobioeconomia em espaço que contou com a parceria da Reservas Votorantim
A VBIO, startup da GSS Impact Development Company, teve destaque na 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16), como uma das 20 iniciativas globais selecionada para a “Biodiversity Technology and Innovation Expo”. Este evento, de grande relevância internacional, reuniu chefes de estado, líderes empresariais, organizações não governamentais, e representantes de comunidades tradicionais para discutir e promover soluções inovadoras e práticas para a conservação da biodiversidade.
Neste ano, a VBIO contou com a parceria fundamental da Reservas Votorantim, que esteve presente no evento contribuindo para a criação de um espaço ainda mais colaborativo. Segundo Francine Leal, Diretora de Biodiversidade da GSS, “sermos selecionados como uma das 20 iniciativas globais de inovação e tecnologia para a biodiversidade é um reconhecimento extremamente significativo. Esse convite reflete o valor dos projetos que temos desenvolvido ao longo dos anos. Desde nosso lançamento na COP13, em 2016, o objetivo sempre foi dar visibilidade internacional à biodiversidade brasileira. Hoje, ao participarmos de mais uma Conferência das Partes, sentimos que alcançamos um novo patamar em nossa missão de promover a conservação de maneira sustentável. É gratificante ver o impacto crescente de nossos esforços, fortalecidos pela parceria de longa data com a Reservas Votorantim.”
Para David Canassa, diretor executivo da Reservas Votorantim, essa parceria reflete um compromisso conjunto com a biodiversidade brasileira. “Nossa parceria com a VBIO começou há mais de 10 anos e participar deste evento global é uma grande oportunidade para apresentarmos o que estamos conquistando no Brasil. Estar na COP16 nos permite compartilhar avanços em projetos inovadores que envolvem repartição de benefícios e bioprodutos, temas fundamentais para o uso responsável da biodiversidade.”
A colaboração entre VBIO e Reservas Votorantim exemplifica a importância de parcerias estratégicas no fortalecimento de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais.
O espaço da VBIO na COP16 não apenas exibiu seus programas junto a organizações e comunidades, mas também foi o cenário do lançamento da plataforma Restaura.eco, dedicada à restauração e conservação de ecossistemas degradados. Além disso, durante a COP16 foi lançada a Brogotá, plataforma dedicada a reunir informações sobre as normas de ABS – Acesso e Repartição de Benefícios. O ambiente oportunizou importantes diálogos, onde os participantes do evento puderam debater desafios e soluções para a biodiversidade em um mundo em constante transformação.
Como conta Francine Leal, “foram resultados expressivos, tivemos a presença de mais de 100 visitantes no espaço da VBIO, incluindo comunidades tradicionais e povos originários, que demonstraram grande interesse em entender mais sobre como propor projetos e acessar recursos para práticas sustentáveis. Essa busca por conhecimento não se limitou ao Brasil; vimos um interesse crescente de toda a América Latina, especialmente de países pan-amazônicos. Um destaque também foi a visita de diversos representantes do setor privado e de pontos focais de legislação ABS de diferentes países, interessados em conhecer melhor sobre a Brogotá e a legislação brasileira sobre acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios. Isso evidencia a necessidade de plataformas acessíveis que ampliem o alcance desses projetos e informações a nível global.”
Webinar especial COP16
Para aprofundar os insights da COP16, Francine Leal e David Canassa realizarão o webinar “Insights pós-COP16: impactos e oportunidades para o setor privado”.
- Data: Quarta-feira, 06/11
- Horário: 16h
- Duração: 1h (45 min de bate-papo + 15 min para perguntas)
- Acesso: Online e gratuito
Os tópicos abordados serão:
- Progresso das 23 metas globais e implicações para o setor privado
- Estratégias para integrar a biodiversidade nas operações e cadeias de valor
- Como a TNFD (Task Force on Nature-related Financial Disclosures) molda as práticas de divulgação financeira relacionadas à natureza
Link para inscrição: https://www.gss.eco/webinar-06-11
Sobre a VBIO:
A GSS – empresa desenvolvedora de soluções de impacto – criou a plataforma VBIO.eco para auxiliar comunidades a traduzirem seu propósito nos mais inspiradores programas da sociobiodiversidade. Dentre suas soluções, a VBIO.eco se destaca na captação de recursos, orginação e implementação de projetos dedicados ao desenvolvimento sustentável comunitário por meio da sociobioeconomia e da conservação de espécies da fauna e flora brasileira. Mais informações: contato@vbio.eco.
Sobre a Reservas Votorantim
A Reservas Votorantim é uma empresa do portfólio da Votorantim S.A que atua como desenvolvedora de projetos para a economia verde, focada em soluções baseadas na natureza. A companhia tem mais de 130 mil hectares de territórios sob gestão, onde desenvolve negócios sustentáveis orientados pelo conceito de múltiplo uso da terra, atuando em segmentos como crédito de carbono, reserva legal e biodiversidade, entre outros. Saiba mais em https://www.reservasvotorantim.com.br/.