Empresas anunciam dois projetos de REDD com aplicação em fazenda de atividade tradicional no MS, com áreas nos biomas Cerrado e Pantanal
Nova York, 26 de setembro de 2024 – A Reservas Votorantim (RV), empresa do portfólio da Votorantim focada em gestão de territórios e negócios da economia verde, e a ECCON Soluções Ambientais, principal empresa brasileira de consultoria, tecnologia e desenvolvimento de projetos de carbono, anunciaram durante a Climate Week, em Nova Iorque, o desenvolvimento de dois projetos de geração de créditos de carbono do tipo REDD+ na Fazenda Bodoquena.
O território, localizado no Mato Grosso do Sul, abrange os biomas Cerrado e Pantanal e conta com mais de 50% de área de floresta nativa conservada. A iniciativa nasce como uma referência nacional ao mostrar a geração de crédito de carbono como uma oportunidade para fazendas que possuem áreas florestais conservadas, sendo uma alternativa de receita que pode ser conciliada com atividades convencionais.
O projeto desenvolvido para a área de Pantanal é o primeiro já realizado dentro de uma fazenda nesse bioma e está em fase de análise pela Verra. Os mais de 36 mil hectares em processo de certificação devem gerar, na primeira emissão, mais de 133 mil créditos de carbono referentes ao período de 2021 a 2024. Chamado de “REDD Pantanal”, o projeto é a primeira iniciativa da Reservas Votorantim no bioma, o terceiro em carbono.
“Entendemos que o agronegócio é uma das principais atividades econômicas do país e, justamente por isso, ações de conservação e atividades produtivas podem e devem ser complementares. Nossos novos projetos mostram que o carbono é uma ferramenta aliada nesse processo, principalmente em biomas como Pantanal e Cerrado, tão ameaçados quanto biodiversos”, diz o diretor executivo da Reservas Votorantim, David Canassa.
Na área de Cerrado da Fazenda Bodoquena está em processo de certificação o REDD Carbonflor (nome comercial). São 8,9 mil hectares que irão gerar, na primeira emissão, mais de 45 mil créditos de carbono referentes ao período de 2021 a 2023. E esse não é o primeiro projeto de Reservas e ECCON no Cerrado. Em 2022, em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA e ERA, as empresas lançaram o primeiro projeto de carbono no bioma, aplicado no Legado Verdes do Cerrado, reserva ambiental da CBA localizada no norte de Goiás, administrada pela RV.
De acordo com Yuri Rugai Marinho, CEO da ECCON, “o mercado de carbono precisa de instituições resilientes e capazes de compreender os aspectos legais, metodológicos, econômicos e tecnológicos, principalmente no que se refere à conservação, restauração e agricultura sustentável, onde estão as principais oportunidades do Brasil”.
O REDD Pantanal e o REDD Carbonflor foram apresentados pela primeira vez ao público durante a programação oficial da Climate Week, em Nova York, com o objetivo de aproximar o público internacional dos biomas brasileiros além da Amazônia. “É uma oportunidade de dar transparência ao processo de certificação e convidar a comunidade internacional a conhecer e participar dos esforços de proteção da biodiversidade brasileira”, reforça Canassa.
Carbono e agro
Aproximar o agronegócio brasileiro dos projetos de carbono ligados à conservação ambiental é um objetivo comum da Reservas Votorantim e da ECCON, já que o Brasil é o maior exportador de commodities agrícolas do mundo e o agronegócio é responsável por mais de 7% do seu Produto Interno Bruto (PIB), empregando quase 20% da população ativa do país.
Além de dividir com investidores o primeiro projeto de carbono desenvolvido dentro de uma fazenda no Pantanal, as duas empresas participaram, ainda, durante a Climate Week, da apresentação ao mercado internacional de uma nova metodologia de Pagamento por Serviços Ambientais direcionada à geração de créditos de carbono no campo, elaborada em parceria com a Citrosuco.
Batizada de PSA Carbon Agro Perene, a metodologia assegura o valor de serviços ambientais prestados pela vegetação nativa contida nas fazendas de culturas perenes, bem como as boas práticas de manejo dessas culturas, que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas. A PSA Carbon Agro Perene está em consulta pública no Brasil e foi apresentada em Nova Iorque a investidores de todo o mundo para receber contribuições da comunidade internacional.
ECCON e Reservas Votorantim atuam há mais de 10 anos em iniciativas da economia verde e, juntas, têm sido responsáveis pelas principais inovações que o mercado de carbono brasileiro tem apresentado, a exemplo do desenvolvimento das metodologias PSA Carbonflor e PSA Carbon Agro Perene, da criação de projetos REDD+ no Cerrado e Pantanal e do desenvolvimento da plataforma de registro de projetos geradores de créditos de carbono, com B3 e ACX.
Sobre a Reservas Votorantim
A Reservas Votorantim é uma empresa do portfólio da Votorantim S.A que atua como desenvolvedora de projetos para a economia verde, focada em soluções baseadas na natureza. A companhia tem mais de 130 mil hectares de territórios sob gestão, onde desenvolve negócios sustentáveis orientados pelo conceito de múltiplo uso da terra, atuando em segmentos como crédito de carbono, reserva legal e biodiversidade, entre outros. Saiba mais em https://www.reservasvotorantim.com.br/.
Sobre a ECCON
A ECCON Soluções Ambientais é uma empresa que presta serviços de consultoria ambiental, descarbonização e desenvolvimento de projetos de carbono. Foi fundada em 2014 e, desde então, inova e fortalece o mercado de negócios ambientais e de consultoria ambiental. Os quatro pilares de atuação são: meio ambiente, carbono, ESG e tecnologia. Saiba mais em www.ecconsa.com.br.
Contatos para a imprensa – NOVA PR
Luiza Freitas
(81) 98566-1745
luiza.freitas@novapr.com.br
Ana Cássia Simões
(11) 97628-0737
ana.simoes@novapr.com.br