Para melhor segurança e experiência de navegação, este site funciona nas versões mais recentes dos navegadores Chrome, Firefox e Safari.

Fazenda
Bodoquena

As oportunidades para o Pantanal
no mercado da economia verde.

Fazenda
Bodoquena

As oportunidades para o Pantanal
no mercado da economia verde.

Reproduzir vídeo

A Fazenda Bodoquena é um território de 77,3 mil hectares distribuídos entre o Cerrado e o Pantanal, localizada no Mato Grosso do Sul, onde mais de 50% do território é de vegetação nativa conservada.

Nesse incrível território, a Reservas Votorantim firmou parceria para gestão de atividades ligadas à conservação, manutenção e viabilização de iniciativas da economia verde, onde estuda diversas possibilidades de negócios sustentáveis, avaliando a vocação e os potenciais do território.

Reproduzir vídeo

Modelo de negócio

Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas é um território raro e em estágio avançado de conservação, tornando-se um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Confira:

Iniciativas em andamento

Desde 2021, a Reservas Votorantim mapeia o potencial da Fazenda Bodoquena para aplicação de projeto de crédito de carbono e outros possíveis negócios, com base no modelo de gestão de múltiplo uso da terra. Em 2023, foram dados os primeiros passos para o desenvolvimento do REDD Pantanal, um projeto para geração de crédito de carbono florestal na modalidade REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) na área da fazenda, já em processo de verificação.

Neste mesmo formato, também foi elaborado um projeto de REDD+ na área de Cerrado da fazenda, registrado como REDD Carbonflor, replicando o modelo de sucesso aplicado no Legado Verdes do Cerrado, área gerida pela Reservas Votorantim no Norte Goiano. A expectativa é de que, entre 2024 e 2025, os créditos dos projetos sejam certificados.

Os relevantes cobenefícios socioeconômicos e ambientais destes projetos são os avanços na conservação do Pantanal – a maior planície alagada do planeta, e do Cerrado – a savana tropical mais biodiversa do mundo, a diminuição de Gases de Efeito Estufa (GEE), o desenvolvimento social, desmatamento evitado e a proteção da biodiversidade.

Os créditos gerados serão destinados ao Mercado Voluntário de Carbono, beneficiando empreendimentos de atuação ambiental e social responsáveis.

© 2024 – Reservas Votorantim • Todos os direitos reservados
Política de Privacidade