Para melhor segurança e experiência de navegação, este site funciona nas versões mais recentes dos navegadores Chrome, Firefox e Safari.

Legado das Águas vence Prêmio Outsiders

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, foi vencedor do prêmio Outsiders, na categoria meio ambiente, recebendo o título de “Pólo de preservação de um dos biomas mais ameaçados do planeta”. Promovido pela Go Outside, o prêmio, considerado o Oscar brasileiro do esporte de aventura, selecionou 18 atletas, projetos e personalidades que, com suas conquistas, “transformaram a forma como enxergamos o mundo na última temporada”.  

A revista Go Outside, especializada em esportes ao ar livre e aventura, tornou o prêmio uma tradição, destacando pessoas e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento desses segmentos e com a conservação da natureza.  

Na publicação do prêmio, a revista destaca algumas das conquistas do Legado das Águas nos últimos 10 anos, desde a sua fundação, em 2012. Nesse período, a Reserva Votorantim diversificou o portfólio do Legado, oferecendo novos produtos e soluções que conciliam o uso sustentável do território e a conservação da floresta, incluindo o ecoturismo e as pesquisas científicas, citados na publicação da premiação.  

“Essa foi uma excelente forma de comemorar os 10 anos do Legado das Águas. A revista Go Outside tem uma grande reputação e credibilidade nos segmentos que têm a natureza e os biomas brasileiros como pano de fundo de desenvolvimento sustentável. Estar entre as iniciativas que se destacaram em 2022 é uma honra para nós, mostra que estamos avançando, cada vez mais, em ser um modelo replicável de como o Brasil pode fazer da conservação de florestas um negócio, avançando no próprio desenvolvimento e contribuindo para os principais desafios globais”, diz David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, gestora do Legado das Águas.  

Confira a publicação completa: https://gooutside.com.br/premio-outsiders-18-atletas-visionarios-e-personalidades-que-brilharam-em-2022/  

Ao citar o ecoturismo no Legado das Águas, a premiação menciona as diferentes atividades disponíveis que proporcionam contato imersivo do turismo com a floresta, como as trilhas, canoagem, rafting, observação de aves, as opções de hospedagem e entre outras. “Iniciamos o ecoturismo na Reserva em meados de 2017 e, atualmente, é um dos principais produtos do nosso portfólio. Conseguimos aliar muito bem o respeito com a natureza, com a floresta e os negócios. Chegamos a receber mais de 300 turistas ao mês, e a demanda é crescente. Hoje, o Legado das Águas é um dos poucos destinos no coração da Mata Atlântica que dispõe de infraestrutura completa para receber diferentes perfis de atletas e turistas; e tudo isso a um pouco mais de duas horas de distância da capital paulista”, explica Canassa. 

O diretor também diz que o ecoturismo na Reserva cumpre um importante papel na disseminação de informação e conhecimento sobre a Mata Atlântica. “A gente só protege o que a gente conhece. Por isso, um dos nossos objetivos com o ecoturismo é reconectar as pessoas com esse bioma, gerando conhecimento, bem-estar e qualidade de vida”, complementa. 

Pesquisas Científicas

Ao mencionar os resultados das pesquisas científicas, uma das frentes de atuação do Legado das Águas, o prêmio destaca a redescoberta da orquídea Octomeria estrellensis – em parceira com o biólogo Luciano Zandoná –, considerada extinta há mais de 50 anos no estado de São Paulo, e a descoberta de duas antas albinas, possivelmente as únicas monitoradas e em vida livre no mundo, em parceria com o Instituto Manacá e o fotógrafo Luciano Candisani.  

Ambos resultados são fruto do Programa de Pesquisa Científica que o Legado desenvolve desde 2012, que já soma mais 47 parcerias com pesquisadores e instituições de pesquisa e ensino.  

Desenvolvimento sustentável

A publicação também cita a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em 100% das operações do Legado das Águas. O Legado das Águas contribui efetivamente com 14 dos 17 objetivos: Erradicação da pobreza (1); Fome zero e agricultura sustentável (2); Saúde e bem-estar (3); Educação de qualidade (4); Igualdade de gênero (5); Água potável e saneamento (6); Trabalho decente e crescimento econômico (8); Indústria, inovação e infraestrutura (9); Redução das desigualdades (10); Cidades e comunidades sustentáveis (11); Consumo e produção responsável (12); Ação contra a mudança global do clima (13); Vida terrestre (15) e Parcerias e meios de implementação (17). 

O processo de monitorar os ODS na Reserva começou em 2019. Em 2020, foram estruturados indicadores que refletissem os resultados das áreas e, ao mesmo tempo, contribuíssem com os ODS. Em 2021, esses indicadores passaram a ser monitorados.  

“O prêmio destaca iniciativas que ‘transformaram a forma como enxergamos o mundo na última temporada’. Desde a criação do Legado das Águas, o nosso maior objetivo é mostrar ao Brasil e ao mundo o quanto o desenvolvimento pautado na floresta em pé é necessário, possível e rentável. Desejamos que seja crescente o número de pessoas e outras iniciativas que realmente enxerguem a conservação da Mata Atlântica como uma inspiração no modo de vida e de fazer negócio”, finaliza Canassa.  

Este é o oitavo prêmio que o Legado das Águas recebe destacando o seu modelo de negócio. Para conferir os demais prêmios, acesse: https://legadodasaguas.com.br/premiacoes/  

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Informações à Imprensa Legado das Águas 

Agência Terra Comunicação 

Laila Rebecca | lailarebecca@agenciaterracomunicacao.com  | 55 (12) 9 9686-3436 

Compartilhar:

&nbsp&nbsp&nbspOutros releases

© 2024 – Reservas Votorantim • Todos os direitos reservados
Política de Privacidade