Para melhor segurança e experiência de navegação, este site funciona nas versões mais recentes dos navegadores Chrome, Firefox e Safari.

SALA DE IMPRENSA

Nexway eficiência e Reservas Votorantim desenvolvem projeto de reflorestamento no Parque Estadual do Jurupará

Foto: Luis Doro

Associar a eficiência energética à preservação do meio ambiente é a premissa do projeto de sustentabilidade que prevê o plantio de, ao menos, 20 mil mudas no local entre 2021 e 2022

Nexway Eficiência, empresa do Grupo COMERC dedicada a projetos de eficiência energética, acaba de anunciar um projeto de reflorestamento desenvolvido em parceria com a Reservas Votorantim. O objetivo é, cada vez mais, associar a eficiência energética, que consiste na redução do desperdício de energia, com sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Para celebrar o início do projeto, mil mudas de árvores nativas de Mata Atlântica produzidas no Centro de Biodiversidade do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, administrado pela Reservas Votorantim, foram utilizadas para o reflorestamento do Parque Estadual do Jurupará, em Ibiúna – São Paulo.

Até o final de 2021, a Nexway Eficiência prevê investir em torno de R$ 100 milhões em projetos de eficiência energética – desse montante, 0,5% serão revertidos exclusivamente para o reflorestamento, resultando no plantio de 20 a 25 mil novas árvores durante o período, em uma área de cultivo com 6 mil m² de extensão, batizada de Floresta Nexway. Levando em consideração a localização do Parque Estadual do Jurupará e as mudas de árvores nativas que serão cultivadas, estima-se que a iniciativa de reflorestamento resulte, já neste primeiro ano, em mais de 3,4 mil toneladas de gases de efeito estufa retiradas da atmosfera.¹

“Ser sustentável vai além de gerar economia para o cliente, por meio da redução de desperdício ou de consumo. Há uma necessidade urgente de incluir boas práticas em favor do meio ambiente como parte integrante do crescimento verde e, assim, fornecer soluções de eficiência energética e crescimento sustentável”, comenta Marcel Haratz, CEO da Nexway Eficiência. “É com essa premissa que selamos a parceria com a Reservas Votorantim para o projeto da Floresta Nexway. Nossa expectativa é não apenas alcançar a meta de 25 mil novas árvores plantadas, como ultrapassá-la”, almeja Haratz. 

No protagonismo de fazer a ponte entre as empresas interessadas em realizar e financiar esses plantios em áreas que precisam ser recuperadas, o objetivo da Reservas Votorantim se alinhou ao da Nexway Eficiência para esse projeto piloto de plantio de árvores dentro do Parque Estadual do Jurupará, em trecho que necessitava recomposição vegetal e, portanto, adequada para receber o projeto de reflorestamento da Nexway.

“Proporcionar a recomposição de áreas degradadas requer alguns cuidados, como a análise do entorno e a especificação da vegetação original do local, conhecida como bioma”, explica Maria Angelica Szymanski de Toledo, coordenadora do Centro de Biodiversidade do Legado das Águas e responsável técnica pelo projeto de reflorestamento. “Nossa equipe buscou em nosso viveiro de plantas nativas da Mata Atlântica, as espécies ideais para iniciar a recuperação da área mantendo a característica da vegetação. O plantio das árvores é uma das metodologias adotadas pela equipe para recuperação de florestas, proporcionando um primeiro recobrimento da área exposta”, argumenta Toledo. Além de crescer e sombrear o solo, preparando-o para o florescimento das próximas espécies, as árvores plantadas irão incentivar a visitação de animais, que por sua vez contribuem com mais sementes e diversidade para floresta. “A expectativa, no médio prazo, é que árvores maiores possam desenvolver-se e iniciar a cobertura do solo no local e, a longo prazo, a continuidade do ciclo, como novas mudas crescendo à sombra dessas árvores”, finaliza. 

Antes do plantio, a área recebeu todos os cuidados de limpeza, capina, adubação e preparo dos berços nos quais as árvores foram colocadas. No dia do plantio, os colaboradores da Nexway e da Reservas Votorantim participaram de todas as etapas do processo, o que tornou o plantio uma experiência enriquecedora, transformadora e emocionante. A partir do plantio, espera-se a recomposição da floresta no local e o retorno da conectividade das áreas florestadas dentro do parque, o que ajuda no aumento da biodiversidade e da conservação do bioma Mata Atlântica como um todo. 

Foto: Luciano Candisani
Foto: Luciano Candisani

Sobre Nexway Eficiência

Criada em 2015, a Nexway Eficiência é a empresa de eficiência energética do Grupo COMERC. Focada na redução do consumo de energia de empresas, a Nexway desenvolve e implanta projetos em iluminação, refrigeração (conforto e processo), motores, ar comprimido, subestações, entre outros. Todas as soluções oferecidas contam com investimento próprio da Nexway, que realiza contratos de aluguel com o cliente sendo que a mensalidade é sempre uma parte da economia gerada com a solução.

Sobre o Grupo COMERC

Grupo COMERC é o maior e mais completo prestador de serviços relacionados ao mercado de energia no Brasil. Com um portfólio composto por mais de 3.000 unidades de consumo, pertencentes a aproximadamente 1.500 empresas, seu faturamento foi de aproximadamente R$ 4 bilhões em 2020O Grupo COMERC é composto por doze unidades de negócio, de modo a atender plenamente as necessidades de seus clientes. A COMERC Gestão é a maior gestora nacional de energia, sendo responsável por gerir, em 2020, 3.500 MW médios, ou o equivalente a 5,5% da energia consumida no país, e por administrar aproximadamente 7.500 MW médios de potência de cerca de 200 geradores, produtores independentes e autoprodutores, o que corresponde a aproximadamente metade da potência total da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional.

COMERC Trading é uma das maiores comercializadoras independentes do país, negociando em 2020 uma média mensal de 1,4 GWm. Já a Newcom é uma trading independente, com vocação para estruturar operações complexas que envolvam a compra e venda de contratos de energia; sua carteira conta, ainda, com operações de proteção de resultados e antecipação financeira. A COMERC Gás realiza a gestão do consumo de gás natural, auxiliando na contratação desse insumo, com possibilidades de redução de custo para empresas e apoio às complexas soluções regulatórias. Paralelamente, a Nexway Eficiência estrutura projetos de eficiência energética em diversas frentes como motores, compressores, refrigeração e subestações, oferecendo contratos de locação de equipamentos nos quais os pagamentos mensais são feitos com parte da economia, ou seja, o cliente tem equipamentos novos e mais eficientes e ainda reduz seus custos. Por fim, a MicroPower-Comerc desenvolve projetos de armazenamento de energia elétrica em baterias. 

No campo da inovação e da tecnologia, a Comerc atua, por meio do DocLabs, um espaço para acelerar startups; e com soluções de tecnologia para corporações, com a empresa DOC88. Já por meio da MegaWhat, plataforma colaborativa de inteligência de mercado, notícias e análises do mercado de energia, óleo e gás, a Comerc atua para organizar o conhecimento regulatório e de preços de energia para seus clientes, simplificando a complexidade dos temas do setor e contribuindo para o crescimento do mercado de energia. A plataforma já ultrapassou 5.000 inscritos, se tornando uma grande comunidade de pessoas interessadas em energia. 

Informações para a imprensa 

Grupo COMERC – Verdelho Comunicação 

Caroline Justo | 55 11 97276 7779 | caroline@verdelho.com.br

Pauliane Gonçalves | 55 11 98951 2417| pauliane@verdelho.com.br 

Sobre a Reserva Votorantim

A Reservas Votorantim é uma empresa da Votorantim S.A, especializada em gestão de territórios e soluções baseadas na natureza para negócios tradicionais e da nova economia. No mercado, assumiu o papel de geração de receitas por meio da conservação da natureza, que geram valor econômico, financeiro e reputacional para os clientes e benefícios à sociedade por meio do desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.  

No estado de São Paulo, a empresa é gestora do Legado das Águas (LA), maior reserva privada de Mata Atlântica do País, com 31 mil hectares, abrangendo as cidades paulistas de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira. No local, desenvolve uma série de atividades, como compensação de reserva legal; uso público, que inclui ecoturismo e estudo do meio; e produção de plantas de espécies nativas para paisagismo e reflorestamento.

No estado de Goiás, a Reservas Votorantim administra o Legado Verdes do Cerrado (LVC), área de 32 mil hectares do bioma, localizado em Niquelândia, e de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Informações à imprensa

Performa Comunicação

Laila Rebecca | laila.rebecca@performa.com.br | 12 99679 8331 | 12 3939 2699

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

   Outros releases

© 2022. Reservas Votorantim. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade